28/03/2017 às 11h09min - Atualizada em 28/03/2017 às 11h09min

Secretária de Saúde de Barra do Piraí desmente boato de surto de H1N1

- Direto da Redação

Divulgação

“É lamentável a irresponsabilidade das pessoas ao compartilharem uma informação alarmante sem checar se é verdadeira". Foi assim que a secretária da Nova Saúde, Margareth Milward, reagiu aos boatos de que haveria um surto de gripe H1N1 em Barra do Piraí, que circularam nas redes sociais na manhã desta terça-feira, 28. A médica esclareceu que apenas um caso semelhante à doença foi confirmado no município.

            De acordo com a Nova Saúde, a princípio, havia a suspeita de que um adolescente, morador do bairro Cantão, teria sido vítima da febre maculosa. Porém, a hipótese foi descartada com o diagnóstico do Laboratório Central (Lacen), no Rio de Janeiro, que apontou Influenza B. Segundo informações do Ministério da Saúde, a diferença entre a gripe Influenza B e a Influenza A (H1N1) é que o vírus H1N1 é um subtipo do vírus Influenza.

“A irresponsabilidade de propagar uma informação que pode causar pânico entre as pessoas, sem o mínimo de checagem, é assustadora. Se Barra do Piraí vivesse um surto de H1N1 ou de qualquer outra doença, nós seríamos os primeiros a informar à população. Ninguém está escondendo nada, até porque não há o que esconder", garantiu Margareth.

            O vice-prefeito e consultor de Saúde, João Camerano, pede cautela às pessoas. "Um caso registrado de determinada doença é completamente diferente de um surto. As redes sociais devem servir para nos auxiliar, e não para serem uma forma de espalhar alarde desnecessário na sociedade. Existe um abismo entre a realidade e o que está sendo dito. Vamos agir com responsabilidade e só transmitir aquilo que for verdade”, frisou.

            Atento à repercussão do caso, o prefeito Mario Esteves referenda o pedido de Camerano. “Quero tranquilizar a população de Barra do Piraí. Não existe nenhum surto de H1N1, nem de outra doença. Temos feito uma administração transparente, com tudo às claras, e não seria diferente na Saúde. As informações vêm sendo colocadas para as pessoas com bastante naturalidade; não há necessidade de levantar suspeitas infundadas, ou de espalhar boatos. Isso só atrapalha e alarma as pessoas desnecessariamente”, finalizou.

Link
Tags »
Barra do Piraí Saúde Região
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Disqus exige que voce se registre seu site. Voce pode fazer isso a partir de Registre-se