28/12/2016 às 15h01min - Atualizada em 28/12/2016 às 15h01min

MEIO AMBIENTE: VAMOS FAZER A DIFERENÇA

Fernando Marlos - Direto da Redação

Olá leitores,

                Hoje o nosso assunto será o Meio Ambiente. O tema do século XXI está sempre em evidência em jornais, revistas, documentários e livros. Cuidar do meio ambiente é fundamental em qualquer país. Mas o que é o meio ambiente? O Meio ambiente segundo o dicionário (https://www.dicio.com.br/meio-ambiente/)                     é a reunião do que compõe a natureza, o ambiente em que os seres estão inseridos, bem como suas condições ambientais, biológicas, físicas e químicas, tendo em conta a sua relação com os seres, especialmente com o ser humano [...]

                 Mas cuidar do meio ambiente não é fácil, visto que muitos de nós ainda jogamos papel, garrafa, guimba de cigarro e qualquer tipo de lixo no chão. Muitos jogam o lixo até de forma inconsciente no chão, o que prejudica e muito a nossa cidade. Quantas vezes dirigindo pelas estradas não somos surpreendidos com cenas de completo desrespeito e falta de educação quando avistamos os passageiros  jogando  lixo pelas janelas de seus automóveis.                       Engana-se quem acredita que o meio ambiente seja só a água, os animais e as plantas. Nós seres humanos também fazemos parte deste meio ambiente. Por isso devemos realizar ações educativas para a proteção do nosso mais valioso bem: a natureza. É dela que tiramos o ar que respiramos, a comida que comemos e a água que bebemos. É o meio em que vivemos e temos a obrigação de cuidar da melhor forma possível.

                 E por falar em cuidar, eu tenho visto um belo trabalho de toda a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Piraí, realizar várias ações ambientais que tem dado um respaldo para a sua equipe de trabalho. As podas de árvores, os cortes de matos altos, a limpeza das ruas e principalmente, a revitalização de praças e jardins com plantios de mudas de árvores, geralmente o Resedá, plantios de gramas e a revitalização dos jardins com pneus com pinturas temáticas que tem deixado a cidade de Piraí muito mais bonita e agradável.

                   Melhorar o meio em que vivemos é fundamental para que nós possamos ter um reencantamento pela natureza, como cita a autora Martha Tristão (2014), que afirma que quando convivemos e visitamos áreas verdes urbanas, a tendência do ser humano em proteger o meio ambiente aumenta significativamente. Por isso, sempre digo que a Educação Ambiental é o melhor caminho para fazer com que crianças, jovens e adultos possam se apaixonar novamente pela natureza. Parabéns a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Piraí pelo trabalho.

 

Até a próxima.

 

 

Prof. Fernando Marlos

- Graduado em Educação Física – UniFOA

- Pós-Graduado em Ciências do Treinamento Desportivo de Alto Nível – UFRRJ

- Pós-Graduado em PIGEAD (Planejamento, Implementação e Gestão de Educação à Distância) – UFF

- Pós Graduado em Ensino de Ciências e Matemática - IFRJ

       

 

Destaque do mês

       

  • Para a Escola de Lajes que continua em 1º lugar no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de Piraí desde 2010. E também para a E. M. Luiz Marinho Vidal por ultrapassar a meta do Ministério da Educação no IDEB. Saiu da marca de 3.0 subindo para 3.8.
  • Para a E. M. Lúcio de Mendonça, em especial para a equipe de professores de Educação Física por mais um festival de dança realizado na escola. Nota 1000.
  • Para a reforma da E. M. Rosa Carelli da Costa. Está ficando perfeita!
  • Ao morador Caio do bairro Jaqueira. Que desde que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente construiu um jardim na lateral da escola, ele ajuda a equipe de manutenção do bairro a regar as árvores e plantas do novo jardim. Valeu!

 

Link
Relacionadas »
Comentários »
Disqus exige que voce se registre seu site. Voce pode fazer isso a partir de Registre-se