25/10/2016 às 12h23min - Atualizada em 25/10/2016 às 12h23min

O Exercício da Cidadania

João Carlos de Barros Filho - Direto da Redação

Arquivo Pessoal

Cidadania e Política estão diretamente ligadas uma à outra. A palavra Política pode ser compreendida de duas formas: Uma, a Política partidária dos Políticos profissionais, e a outra, a nossa atuação “Política” na sociedade, ou seja, o exercício da nossa Cidadania, que significa na prática a nossa atuação na convivência com os outros dentro da sociedade.

 

Importante destacar que a Política partidária, e seus Políticos profissionais, são um reflexo da nossa participação na sociedade. Isso quer dizer que, quanto melhor for a nossa atuação como Cidadãos, em sua maioria, melhores ainda serão os Políticos profissionais que surgirão para nos representar.

 

Na nossa participação como Cidadãos, nos tornamos verdadeiros Agentes Transformadores da sociedade, isto tem grande impacto na formação da nossa sociedade. Mas, em regra, a população não percebe a importância desta participação. Em sua maioria, a população desconhece a força deste papel na construção da comunidade em que se vive. Verdadeiramente, todos nós podemos contribuir para a construção de uma sociedade justa e melhor. Mas, se formos omissos ou individualistas, acabaremos contribuindo para a construção de uma sociedade injusta e desigual.

 

Apesar de boa parte da população, ser formada por cidadãos conscientes, a verdade é que, a nossa participação como “Agentes Políticos” Transformadores, tem sido pouca para a evolução da sociedade.  

 

 

Muito importante será para nós brasileiros, depositar mais atenção na NOSSA RESPONSABILIDADE como Agentes de transformação, ou seja, na nossa participação direta na sociedade, sendo verdadeiros Cidadãos. Iniciando pelos grupos sociais que convivemos - família, trabalho, escola entre outros, e indo até o exercício amplo da nossa Cidadania em todas as experiências coletivas que participarmos.

 

É urgente que se pense na coletividade, atuando diariamente com a consciência de sempre nos colocarmos no lugar dos outros. Exercendo cada um o seu papel no desenvolvimento e no respeito à comunidade. Deve-se abster sempre, a todo custo, da prática de atos que gerem prejuízos à coletividade ou aos outros indivíduos.

Esta atuação como Agente Transformador da sociedade é uma importantíssima participação “Política” , que todos nós como verdadeiros CIDADÃOS temos o dever e a oportunidade de exercer na nossa comunidade.  

 

Devemos buscar conhecer os nossos DIREITOS e sempre exigi-los quando forem desrespeitados. E, também, temos o DEVER de respeitar os direito daqueles com quem nos relacionamos, desde os pequenos atos. 

 

Finalmente, não se quer dizer que não devamos cobrar dos Políticos profissionais, estes são sim mais uma importante ferramenta de crescimento da nossa sociedade. Tão importante, é lembrarmos sempre, que somente com a nossa participação como Cidadãos Transformadores e Atuantes, é que conseguiremos construir uma sociedade melhor e com um futuro cada vez melhor para os nossos descendentes.

 

João Carlos de Barros Filho

Advogado OAB-RJ 115.967

Email : advjoaobarros2@gmail.com

Tel: (24)992944208

Facebook : Advocacia-Dr.João Barros

Link
Tags »
Piraí João Carlos de Barros Filho Advogado OAB Rio de Janeiro
Relacionadas »
Comentários »
Disqus exige que voce se registre seu site. Voce pode fazer isso a partir de Registre-se